Redação Linguagem Neutra

Linguagem Neutra foi uma proposta recente, defendida por alguns grupos, eles afirmam que a Língua portuguesa é preconceituosa e machista. Trata-se de uma terceira forma gramatical, utilizando e trocando vogais para se referir a todos, independente de gênero e principalmente para aqueles que não se identificam com a identidade não-binária. 

Em setembro, Rosa Laura, ativista da causa trans, não-binária, gravou um vídeo em seu Instagram explicando como utilizar a linguagem neutra no dia a dia. O vídeo viralizou com aceitação pelo seu público e críticas de pessoas que acham isso uma bobagem. 

O assunto está sendo bastante discutido entre os acadêmicos. Uma das críticas comuns é saber como aderir a linguagem no cotidiano e seus efeitos na aprendizagem e alfabetização. A importância dela no vocabulário da língua portuguesa é por promover a inclusão social.  E permitir que as pessoas que não se sentem incluídas nem no gênero feminino e nem no masculino, possa se sentir mais incluida. 

A deputada estadual Ana Caroline Compagnolo acrescentou que o uso da linguagem neutra traria problemas de adaptação para crianças surdas e disléxicas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concordâncias Verbal e Nominal